BREVE RELATO HISTÓRICO
Em 22 de outubro do ano de 1.999, no Oriente de Funilândia, Minas Gerais, vários irmãos, após diversas reuniões, fundaram a AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE FUNILÂNDIA, filiada ao GRANDE ORIENTE DE MINAS GERAIS, que teve seu registro aceito sob o número 222.
No Oriente de Funilândia era sabido da existência de alguns Irmãos, moradores, sitiantes, visitantes. Todos eles filhos de lojas que tinham outra jurisdição, mas era corrente entre eles, o desejo de fazer frutificar no Município de Funilândia, uma Loja Maçônica.
Da apresentação e reconhecimento maçônico, sabia-se da vontade de todos de colocar em prática esta idéia, deste ímpeto, até que a fagulha tomou-se uma chama e esta chama em desejo fecundo no objetivo maior da criação da Loja Maçônica.
Reuniram, em princípio, poucos irmãos, sabedores que não tinham condições de fundá-la, sem que houvesse participação efetiva de irmãos de outros Orientes, principalmente do Oriente de Sete Lagoas.
A chama do desejo sincero de se fazer maçonaria espalhou como estilhaços e tivemos a felicidade de sermos apadrinhados pela LOJA MAÇÔNICA GENERAL NASCIMENTO VARGAS, de onde, vários de seus membros, se juntaram a nós para a fundação de nossa oficina.
Procurar praticar a Maçonaria com respeito, dedicação e zelo era o propósito, a intenção, procurando ratificar os princípios da LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.
O sentimento de proximidade dos Irmãos era evidente, a ponto de se poder mostrar os seus ideais.
Como que guiados por uma "estrela" foi feito a nossa revolução, não com ódio, inimizade, ou mesmo com rancor, mas de coração aberto para novos conhecimentos, dentro do espírito eminentemente maçônico.
O rito, democraticamente, escolhido foi o escocês. Também, o seu título distintivo.
Assim, aos 22 dias do mês de outubro do ano 1.999 da era vulgar, os maçons: RENATO SILVA LESSA, WALFRIDO FERREIRA DE OLIVEIRA, ELSIMAR SOARES DE MIRANDA, EDUARDO VICENTE RABELO AMORIM, MANOEL JOSÉ DA CUNHA NETO, CÉSAR ROBERTO NOGUEIRA, CHRISPIM RODRIGUES FERNANDES, EUSTÁQUIO FERNANDES DE SOUSA e ANTÔNIO ROBES, impregnados pelo sentimento de difundir a maçonaria voltada para a construção moral, social e especulativa através dos estudos e que pudesse ajudar a comunidade, fundaram a “AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE FUNILÂNDIA”, que foi registrada junto ao Grande Oriente de Minas Gerais sob número 222.
Na mesma data, também foi constituída a primeira diretoria, além de terem sido designados as demais luzes e oficiais, a saber:
VENERÁVEL MESTRE: WALFRIDO FERREIRA DE OLIVEIRA
PRIMEIRO VIGILANTE: ELSIMAR SOARES DE MIRANDA
SEGUNDO VIGILANTE: MANOEL JOSÉ DA CUNHA NETO
ORADOR: EDUARDO VICENTE RABELO AMORIM
SECRETÁRIO: CÉSAR ROBERTO NOGUEIRA
TESOUREIRO: CHRISPIM RODRIGUES FERNANDES
CHANCELER: EUSTÁQUIO FERNANDES DE SOUSA
COBRIDOR: ANTÔNIO ROBES.
Demais irmãos: RENATO SILVA LESSA
EDSON DIAS MACHADO
ADELCINO MORAIS FILHO
JUVENAL DE ASSIS FERREIRA
AGNALDO SOARES DE PAULA
Destes valorosos Irmãos, alguns não encontram-se mais entre nós. Encontram-se, hoje, no Oriente Eterno: RENATO SILVA LESSA – ANTÔNIO ROBES e MANOEL JOSÉ DA CUNHA NETO.
Sabe-se que continuam, junto ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, dirigindo a estrela que nos mostra o caminho de sua luz.
Os objetivos estatutários são o aperfeiçoamento moral, cultural, intelectual, social e afetivo dos Irmãos é por isso a Loja se faz primar pela prática correta dos nossos rituais e profundo conhecimento da doutrina maçônica, cumprindo os deveres com a Sublime Ordem, além de alicerçar o interesse e participação ativa nos trabalhos da Loja, fazendo com isto, que cada um de seus obreiros seja exemplo e divulgador de uma sadia filosofia de bem viver, tendo também como princípio, participar e ajudar a comunidade em seus anseios e carências, dentro de suas possibilidades.
Aos novos membros, exige, também, o silêncio e moderação em suas atitudes pessoais, seriedade e compromisso para com os estudos maçônico e social, e que estejam dispostos a se elevarem espiritualmente pelos aprendizados.
A AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE FUNILÂNDIA, consciente de suas responsabilidades maçônicas e sociais, toma o trabalho de seus obreiros uma fonte constante de satisfação.
O mais importante de tudo é que não somos sempre os mesmos. Mudamos à medida que conhecemos os outros e a nós mesmos. Mudamos quando dominamos a dor, quando respeitamos os silêncios, quando alcançamos nossos objetivos. Ainda que as emoções sejam as mesmas, jamais seremos o que fomos. Pois a cada fração do tempo cumprimos, definitivamente, o instante da jornada. É uma constante o trabalho na pedra bruta.
Rejubilamos e rogamos ao SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO, que nos mantenha unidos, fortes no ideal e que possamos difundir o bem em favor da revolução moral do homem até que TENHAMOS UMA SOCIEDADE JUSTA E HARMÔNICA. ESTE É NOSSO COMPROMISSO